No setor de montagem falaremos um pouco sobre motores de combustão interna. Estes motores funcionam transformando energia térmica em energia mecânica, como o próprio nome diz a combustão acontece dentro do próprio motor.

Existem dois tipo de motores de combustão interna: o do ciclo Otto e o do ciclo Diesel. Ambos possuem quatro ciclos, a diferença é que no ciclo Otto a combustão se dá com a compressão do combustível e do ar juntamente com a liberação da centelha, já no ciclo Diesel a combustão acontece com a injeção do diesel no ar já comprimido.

Principais partes do motor: Cabeçote, Bloco e Cárter.

O cabeçote é a parte superior do motor que é fabricado em ferro fundido ou alumínio.

O bloco é a parte central do motor, também fabricado em ferro fundido e alumínio.

O cárter é um reservatório de óleo lubrificante e fica na parte inferior do motor.

As peças retificadas de um motor são: Bloco, cabeçote, virabrequim, comando e biela. Para saber mais vá até SERVIÇO – RETÍFICA.

As peças substituídas de um motor são: Pistão, anel segmento, bronze de biela, bronze central, bomba d’água, bomba de óleo, válvula, filtro, óleo, bico injetor e bomba injetora. Para saber mais vá até SERVIÇO- VENDA DE PEÇAS

É neste setor onde são montadas as peças de substituição e as peças já retificadas, em seguida ocorre o funcionamento do mesmo para ajustes finais.